Uma pesquisa de amostragem ampla, que consultou desde empresas médias de capital fechado a grandes corporações do país, traz novos dados que mostram avanço na agenda ESG. O Brasil chegou a 51% de companhias que declaram possuir uma estratégia de sustentabilidade, ultrapassando a marca simbólica de metade do mercado.
O dado mostra a visão do copo “meio-cheio”, de acordo com o ditado popular, e há ainda muito espaço para aprimoramento da metade vazia, como argumenta Danilo Maeda, diretor da consultoria Beon ESG, que encomendou a sondagem com 401 líderes, conduzida entre março e maio nos setores de agronegócio, indústria, comércio e serviços do Brasil. O levantamento foi feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados e tem parceria da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
Nos três anos entre uma sondagem e outra, cresceu de 31% para 43% o número de empresas com metas ambientais fixadas. O salto é bem-vindo, mas ao mesmo tempo mostra que há empresas que declaram ter estratégias de sustentabilidade, porém sem metas ambientais, um descompasso que pode sugerir mais marketing do que realizações. “Vejo a necessidade de se entender melhor como se constroi uma estratégia consistente de sustentabilidade, um trabalho de educação e compartilhamento de conhecimento”, analisa Maeda.
Baseado na vivência de mercado, diria que há um risco de mais discursos do que ação, mas provavelmente é um sintoma do grau de maturidade do nosso mercado, no sentido de que as lideranças têm reconhecido a importância do assunto, mas não conseguiram se aprofundar o suficiente para saber os mecanismos adequados para ter uma estratégia nessa agenda.
— Danilo Maeda, diretor da consultoria Beon ESG
De acordo com a pesquisa, 64% das empresas priorizam ESG na estratégia da companhia. Para 20% das empresas, a agenda está entre as três principais prioridades e para 6%, é a prioridade máxima. “Quando recortamos para as grandes organizações, percebemos que o número aumenta, mostrando que quanto maior o porte, maior a preocupação”, aponta a análise que acompanha os dados da pesquisa.
Fonte: Globo (10/2024) Fotos: Getty Images