Debates sobre sustentabilidade estimulam a reflexão crítica nas escolas

Os debates sobre sustentabilidade nas escolas são uma ferramenta poderosa para estimular a reflexão crítica dos alunos, promovendo um aprendizado mais participativo e facilitando o aprendizado, pois incentivam os estudantes a analisar criticamente os desafios, identificar suas causas e consequências, e propor soluções criativas e inovadoras. Esse processo de análise e discussão desenvolve habilidades essenciais de pensamento crítico, autonomia e na capacidade na resolução de problemas.

Em seus primeiros anos, as crianças são preparadas para serem boas cidadãs – e isso inclui a sustentabilidade em seu sentido amplo, que abarca uso consciente de água, descarte correto do lixo, reciclagem, preservação das florestas, agricultura responsável e até inclusão social. Por isso, escolas devem se alinhar aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a chamada Agenda 2030.

A sustentabilidade é um conceito que não está dissociado da educação e incluir atividades sustentáveis no currículo escolar é um trabalho gradual. Os benefícios dos debates são desenvolvimento do pensamento crítico, engajamento ativo e melhor retenção do conhecimento, pois a participação mantém o conhecimento por mais tempo. A reflexão crítica vem com investimento de tempo promovendo debates estruturados que estimulem a argumentação; trabalhando em diferentes estudos de casos reais para que desenvolvam projetos interdisciplinares que integre as disciplinas e facilitem a compreensão dos impactos sócio ambientais gerados por ações individuais e coletivas.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vinicius de Moraes, por exemplo, os alunos também se engajam em temas sustentáveis. “Algumas ações envolvem toda a escola, como os contêineres de material reciclável. Desde cedo, os estudantes aprendem o descarte correto do lixo”, diz o diretor, Moisés Basilio Leal. Para Ana Cecília, do Cenpec, “ações sustentáveis que partem da escola precisam ser contínuas e construídas com toda a comunidade escolar, para que não sejam isoladas”. “É também importante lembrar que esse trabalho alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável contribui diretamente para o enfrentamento das desigualdades, uma questão estrutural da realidade brasileira.”

O primeiro passo a dar é dar o primeiro passo. Tente começar aos poucos pois não adianta querer tentar fazer tudo de uma vez. Construa com todos as partes interessadas; alunos, professores, pais, um plano estratégico abrangente, veja quais são as necessidades, quais são os desafios da sua escola e comunidade. Ao implementar essas estratégias, as escolas não apenas promovem uma conscientização coletiva, mas compartilham com todos participantes sobre a responsabilidade das metas e execução de um cronograma realista e constante. Importante dar continuidade aos debates, pois destas reflexões críticas preparam os alunos para enfrentar os desafios futuros e soluções inovadoras para toda sociedade.

Fonte: https://brasil.un.org/https://www.terra.com.br/noticias/educação

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